Desde o nascimento até a morte, a mulher passa por diversas fases na sua existência.
Muitas pessoas procuram entender o que está acontecendo com a mulher, mas nem mesmo nós mulheres nos entendemos, não compreendemos porque em certos momentos temos reações e comportamentos diferentes.
Certa vez ouvi que: “ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas e na maioria sair vencedora”. Em sua vida está sempre ocorrendo mudanças, quer a nível físico, emocional, mental e espiritual.
Entre 9 e 16 anos, ela entra na fase de transição entre a infância e a fase adulta, é a tão conhecida adolescência. Nesta fase ocorrem grandes transformações em seu corpo devido às alterações hormonais. Há uma grande preocupação com a aparência, surgem as odiadas acnes, seios crescem, quadris ficam mais largos e ocorre a menarca.
As alterações continuam ao longo da vida adulta da mulher. Frequentemente ela é afetada por modificações de humor, desejo por determinados alimentos e ansiedade, caracterizando a Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM). Seu corpo está amadurecido para a reprodução.
A meia idade é o período do climatério feminino, caracterizado por uma diminuição no funcionamento biológico e fisiológico. Há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo.
É o período de tempo em que a mulher passa pela transição da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Após o climatério a mulher entra na Menopausa, fase em ela deixa de menstruar. A menopausa só se concretiza após doze meses sem menstruação.
Dessa forma, a menopausa é a última menstruação da mulher e, estatisticamente, ocorre, em média, aos 50 anos.
No climatério aparecem as alterações menstruais, sintomas decorrentes deste processo.
Como os folículos não são repostos, chega o momento em que eles desaparecem por completo levando os ovários à "falência", e a mulher se torna infértil.
Os sintomas mais comuns do climatério são: ondas de calor (fogachos), principalmente no colo e no rosto; suor noturno; secura vaginal; diminuição da libido; variação de humor; intolerância; ansiedade e depressão. Não é necessário, no entanto, que ocorram todos estes sintomas ao mesmo tempo para caracterizar o climatério.
O climatério é, portanto, um processo de mudanças físicas e emocionais para a mulher. Recebe a influência da sua história de vida pessoal e familiar, seu ambiente, cultura, costumes, as particularidades pessoais, psiquismo, dentre outros. Para algumas mulheres o climatério simboliza o envelhecimento e o fim da função reprodutiva e vida sexual.
De uma forma ou de outra esta fase que afeta todas as mulheres, poderá trazer conflitos, mas sua intensidade será determinada pela estrutura psicológica da mulher.
Hoje o que se observa é que ela quer envelhecer com qualidade de vida e para isso precisa estar bem consigo mesma, saber enfrentar as dificuldades, manter-se emocionalmente equilibrada. Daí a importância de um estilo de vida saudável e de condições de saúde e bem-estar que promovam um equilíbrio emocional e assegurem a qualidade de vida.
Aprenda a conviver com cada fase da tua vida minha amiga!
http://www.luizmotivador.com/materia/mulher/3181/+A+mulher+e+suas+fases







Nenhum comentário:
Postar um comentário